Desenvolvimento profissional

Desenvolvimento e Treinamento do Time: a importância na trajetória de carreira

03/09/2018

Ter colaboradores capacitados é essencial para toda organização que deseja crescer e se tornar um destaque no mercado. Preparar o time é uma atribuição dos gestores e essa qualificação pode ser realizada através de diferentes iniciativas.

O programa de treinamento de equipe tem a finalidade desenvolver habilidades, de aproximar a relação entre líderes e subordinados, além de prepará-los para desempenharem suas atividades diárias de forma eficiente. Por isso, deve ser visto como um investimento para o negócio. Mas, não é suficiente, pois além do treinamento são necessários programas de desenvolvimento e atribuição de assignments!

Se deseja conhecer melhor sobre esse processo de capacitação e suas vantagens para o sucesso da organização, continue lendo este texto!

Como acontece o processo de desenvolvimento na trajetória da carreira de um profissional?

Esse processo ocorre, geralmente, em três estágios extremamente importantes, distintos, complementares e interrelacionados. Veja a seguir quais são:

1. Treinamento

É oportuno e necessário para todos os colaboradores, pois seu enfoque está em prepará-los para executar suas atividades da melhor forma e compreender a adequação de suas entregas às expectativas da organização.

2. Desenvolvimento

Dirigido aos funcionários que demonstram prontidão em suas atividades atuais e potencial para atuarem em atividades seguintes ou de maior complexidade, principalmente no curto prazo. Plano de desenvolvimento é recomendado aos candidatos naturais a uma função ou responsabilidade imediatamente seguinte. 

3. Assignments ou missões

Aplicadas aos colaboradores observados e reconhecidos como potenciais sucessores para duas ou mais posições no médio e longo prazo. Uma forma de expor em situações de maior desafio e complexidade, de maneira que o profissional e a organização experimentem e se decidam em prosseguir ou não na indicação para uma nova função.

Os assingments se aplicam com a atenção voltada à forma como os profissionais lidam com uma missão nova, e que não necessariamente precisa ser desenvolvida por um superior. Se o colaborador demonstrar competência para realizar aquela atividade, mesmo que ainda não seja sua especialidade, significa que tem capacidade para vir a ocupar novas posições futuramente.

Quais as vantagens do programa de desenvolvimento para as organizações?

Esse tipo de programa oferece diversas vantagens que vão impactar diretamente no crescimento do negócio. Conheça as principais:

  • facilita a compreensão dos colaboradores em relação aos valores, princípios e filosofia da organização, ajudando na execução das tarefas para que tudo ocorra em conformidade com as diretrizes do negócio, ampliando da visão operacional para a tática e/ou estratégica;
  • aumenta a aptidão do profissional para realizar suas atribuições, tendo em vista que ele adquire maior conhecimento a respeito da sua área de atuação, melhorando a qualidade dos serviços;
  • reduz os gastos e prejuízos, já que os programas de aperfeiçoamento diminuem as probabilidades de erros nas práticas das atividades;
  • eleva a competitividade por ter profissionais talentosos;
  • otimiza o tempo e agiliza as ações, aumentando a produtividade e o aprimoramento da comunicação entre os setores.

Quais são os benefícios para os colaboradores?

O programa de desenvolvimento e treinamento de equipe também traz benefícios importantíssimos para a carreira profissional dos funcionários. Confira:

  • aumenta o desenvolvimento pessoal, gerando motivação e engajamento para realizar um bom trabalho, o que é primordial para uma carreira de sucesso;
  • multiplica os conhecimentos, permitindo a aplicação de novas competências com maior agregação de valor das entregas;
  • melhora as relações interpessoais, tendo em vista que auxilia na integração e formação de grupos que podem apresentar excelentes resultados ao longo do tempo;
  • eleva as chances de promoções dentro da organização para posições de maior responsabilidade e melhor remuneração, entre outros.

Os programas de desenvolvimento e treinamento de equipe são fundamentais para qualquer organização e colaborador que visam ser bem-sucedidos, sendo vantajosos para ambos os lados. O negócio depende cada vez mais da qualidade, habilidade e conhecimento do capital humano, por isso, é imprescindível oferecer uma capacitação eficaz, atualizada, que promova oportunidades e propicie uma gestão forte e lucrativa.

Para conhecer mais sobre atribuição de assignments conheça nossos artigos sobre processo sucessório e sucessão.

Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite sua visita em nosso blog e entenda agora mesmo quais são as competências necessárias para lideranças. Boa leitura!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply