Desenvolvimento profissional

Visão de futuro: saiba como desenvolvê-la para se destacar no mercado!

19/11/2019

Uma pessoa preocupada em crescer na carreira e se desenvolver precisa de uma visão de futuro clara e objetiva para que consiga estruturar um bom planejamento e seguir essas ações, chegando, assim, ao objetivo desejado, sua plena realização pessoal e profissional.

No entanto, o excesso de informações com que lidamos atualmente pode tirar o foco e afetar esse planejamento. Para lidar com esse obstáculo, é mais do que necessário estruturar essa visão com consciência, prazos e metas, a fim de obter os resultados esperados.

Quer saber como desenvolver a sua visão de futuro e se destacar no mercado? Continue a leitura!

Por que desenvolver uma visão de futuro profissional?

Uma visão de futuro aproxima o profissional de estratégias eficientes e aumenta a possibilidade de realização, trazendo uma sensação de direção às tarefas diárias. Para isso, o profissional deve ter a capacidade de se transportar para o futuro, baseando-se em dados atuais para construir uma trajetória ambiciosa, mas, ao mesmo tempo, alcançável.

Esse tipo de planejamento ajuda a direcionar as decisões e evita a sensação de estar “à deriva”, apenas levado de acordo com os acontecimentos.

A visão de futuro funciona como uma bússola, indicando o caminho a ser seguido e mostrando quais ações devem ser priorizadas. Para que funcione, deve carregar as seguintes características:

  • ser instigante;

  • propositiva;

  • clara;

  • respeitar seus valores;

  • alinhada aos seus desejos;

  • estar sob o seu controle;

  • pessoal;

  • proporcionar um sentimento de realização.

Vale lembrar que as mudanças externas ocorrem como reflexo das transformações internas. Por isso, para que a sua realidade possa ser diferente você alcance os objetivos, é importante traçar a visão de futuro, e principalmente, colocá-la em execução com disciplina. A mudança de aspectos internos que impedem essa execução é fator primordial para que a visão de futuro seja concretizada.

Os princípios da visão de futuro

O psicólogo canadense Albert Bandura apresentou o conceito de agência humana, que defende a existência de uma característica única a cada indivíduo e consiste no gerenciamento que cada um pode fazer de suas ações.

Essa ideia está intimamente ligada à estruturação de uma visão de futuro, e baseia-se em 4 grandes premissas:

  • Intencionalidade: trata da capacidade humana de escolher o próprio modo de agir, traçando planos e estratégias de ação;

  • Antecipação: refere-se à possibilidade de antecipar resultados esperados de ações ainda não tomadas;

  • Autorreatividade: fala do monitoramento do próprio comportamento e regulagem das ações;

  • Autorreflexão: mostra os indivíduos como examinadores de seu financiamento, refletindo sobre a própria eficácia e fazendo correções.

Podemos tomar como exemplo uma pessoa que quer perder peso. Ela toma a decisão de se tornar mais magro (intencionalidade) e projeta como será a sua vida com o novo corpo: maior autoestima, melhora da saúde, facilidade para comprar roupas etc. (antecipação). Porém, não basta pensar e projetar. 

É necessário entrar em ação (autorreatividade), mudando hábitos alimentares e praticando exercícios físicos. Com o tempo, alguns resultados devem surgir, em maior ou menor escala. É nesse momento que o indivíduo repensa se está realmente seguindo o planejamento à risca e se deve fazer ajustes para melhorar esse resultado (autorreflexão). Nisso, consiste o ‘locus de controle’.

Como promover esse desenvolvimento?

Alguns passos podem ser seguidos para a estruturação desse plano de realizações futuras. Para que você também consiga fazer o seu, pode seguir essas recomendações.

Investir em autoconhecimento

Uma visão de futuro promissora está intimamente ligada às necessidades e desejos individuais. Em outras palavras, os fatores de sucesso do seu amigo não são exatamente os aspectos que farão você feliz.

Por isso, é indispensável saber exatamente quais são seus objetivos de vida, o que você gostaria de experimentar e o que traz a sensação de realização. Apenas com esses pontos bem definidos é possível traçar uma visão de futuro que proporcionará resultados positivos.

Invista em autoconhecimento e procure entender o que realmente traz a sensação de realização e quais objetivos são realmente seus, afastando a imposição da família e do círculo social.

Definir um objetivo factível

Todos temos grandes ambições e elas não devem ser negadas, afinal, são nossos sonhos que movem as ações e que nos motivam a buscar melhorias. Porém, vale a pena refletir sobre o que são apenas devaneios e o que realmente carrega uma possibilidade de acontecimento real.

Estabelecer metas inalcançáveis vão apenas drenar a sua energia e provocar frustração. Tenha sim, objetivos altos, mas procure adequá-los à realidade.Nisso se baseia o tripé de factibilidade para alta realização: (i) o que desejo; (ii) o que meus valores permitem; (iii) o que me é realista.

Traçar estratégias

Uma visão de futuro depende da organização clara dos objetivos e estratégias. Para isso, recomendamos a construção de um mapa de objetivos. Esse mapa organiza as metas em curto (2 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos).

É comum encontrarmos pessoas com objetivos que concorrem entre si, o que as deixa confusa sobre o que priorizar. No entanto, não é necessária a conclusão de uma meta para alcance da outra. Com organização e planejamento, os dois (ou mais) objetivos podem ser realizados.

Recomendamos o uso da metodologia 5W2H para uma estruturação lógica, através da metodologia BSC. Lembre-se de revisar constantemente esse mapa para atualizar as informações, reavaliar se o objetivo ainda é lógico e corrigir rotas durante o processo.

Melhorar o desempenho na organização

O crescimento no local de trabalho propicia o desenvolvimento pessoal. Quando o indivíduo consegue crescer profissionalmente, conquista as condições financeiras necessárias para viabilizar os sucessos pessoais.

Por isso, mesmo que os seus objetivos sejam viagens ou a compra de uma casa, criar condições para o reconhecimento profissional é indispensável. Assim, você terá mais oportunidades de aumentar seus ganhos e, consequentemente, pagar pelo que você quer tanto realizar.

A melhor maneira de conseguir isso é melhorando o desempenho no trabalho, oferecendo maior produtividade e qualidade nas tarefas. Busque fontes de conhecimento para que você consiga embasar essa melhora e procure dar o seu melhor em todas as atividades.

Estruturar uma visão de futuro, etapas e metas claras e alcançáveis deve ser o primeiro passo para o sucesso e sentimento de realização em todos os aspectos da sua vida. Saber onde quer chegar e organizar o necessário para alcançar esse ponto é a chave para a realização dos seus propósitos. Lembre-se disso sempre que pensar no que quer para os próximos anos!

Gostou deste conteúdo? Veja nosso curso sobre Visão de Futuro e Planos de Ação. Compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply