Desenvolvimento profissional

Aconselhamento de carreira: como manter-se à frente do seu tempo

12/03/2019

O aconselhamento de carreira atingiu um status de grande importância para os profissionais e às organizações. Diante de um futuro em que os atributos terão mais importância do que as competências, é crucial desenvolver um trabalho com os profissionais que atuam internamente, a fim de que eles possam atingir o resultado esperado pelo negócio.

Sob a perspectiva do plano de sucessão, o acompanhamento serve para preparar o profissional, visando obter a excelência daqueles que ocupam posições de decisão. Neste artigo, você compreenderá como o aconselhamento ajuda um profissional a manter-se à frente do seu tempo!

Como o career counseling e coaching executivo são adotados?

O counseling e o coaching têm fronteiras um pouco difusas, o que faz com que muitas vezes haja uma confusão na hora da sua conceituação. É preciso conhecer as especificidades de cada um para poder adotar a prática de orientação e desenvolvimento profissional correta em uma organização.

O counseling está associado tanto à orientação profissional quanto às oportunidades de carreira. Ele é indicado para indivíduos em qualquer momento da carreira e independe da posição hierárquica que eles ocupam. O motivo é simples: a prática é voltada para a busca de realização profissional, que define o entendimento pessoal de sucesso na carreira.

O counselor auxiliará o profissional a reconhecer as perspectivas de carreira e posições que poderão ser ocupadas por ele em diferentes cenários. A ideia é ampliar a visão do aconselhado para que ele saiba quais são as suas possibilidades de mobilidade, independentemente da sua ocupação atual.

Já o coaching executivo tem um propósito distinto. A prática objetiva estimular o executivo a ter consciência sobre os possíveis obstáculos de sua atividade, mas também ajudá-lo a assumir o compromisso de se desenvolver, a fim de que uma melhor performance seja atingida e ele conquiste a realização profissional através da superação de obstáculos e ampliação dos seu potencial.

Por isso, é trabalhado desde o princípio a leitura do contexto no qual o executivo se encontra, visando o pensamento estratégico, e também o conhecimento sobre a execução da política organizacional.

Posteriormente, é feito o mapeamento dos desafios e oportunidades, seguido de um plano de ação para que o executivo conquiste o seu protagonismo de carreira. Ou seja, o coach atuará como um facilitador do coachee na busca por seus objetivos.

Apesar das diferenças, existem outras orientações, tais como o life coaching, coaching PNL, coaching antroposófico e ontológico. Tais práticas focam no momento presente e na atuação momentânea da pessoa, ou seja, ainda não foram orquestradas para o surgimento de mudanças tipo VICA, organização 4.0 e no papel de executivo.

Quais os benefícios do aconselhamento de carreira?

A diferenciação dos conceitos corrobora o fato de que é preciso adotar cada prática de acordo com a necessidade pessoal e organizacional. Portanto, a seguir explicaremos melhor quais os benefícios trazidos tanto pelo coaching quanto pelo career counseling.

O coaching, por exemplo, tem por objetivo identificar os obstáculos enfrentados por um profissional diante das metas preestabelecidas pelo negócio. Portanto, uma das suas principais tarefas é identificar a missão e valores organizacionais para poder encontrar um caminho pelo qual o executivo poderá ser tornar um profissional mais eficiente, apto a enfrentar situações estressantes e, até mesmo, propor e gerenciar mudanças.

Portanto, alguns de seus benefícios são:

  • desenvolvimento da inteligência emocional do executivo;

  • redução das crenças limitantes;

  • distinção de crenças subjetivas das verdades objetivas;

  • melhora no foco, produtividade e flexibilidade profissional;

  • maior capacidade de liderança;

  • resolução de problemas e maior agilidade no enfrentamento de obstáculos, bem como diligência nas atividades.

Apesar do coaching ser uma prática de orientação e desenvolvimento profissional, ele não se configura como aconselhamento, cabendo esse papel ao counseling. A ideia do aconselhamento é assessorar o colaborador, orientando-o para que ele possa enxergar as oportunidades de carreira de acordo com o contexto no qual ele está envolvido e, em alguns momentos, orientá-lo quanto a melhor opção, escolha e alternativa.

Logo, podemos destacar as vantagens da prática, como:

  • perspectiva ampla sobre os cargos que podem ser ocupados em diferentes espaços, contextos e também cenários;

  • compreensão dos interesses pessoais e alinhamento com a visão organizacional;

  • familiarização com a gestão pessoal da carreira;

  • enfoque nos pontos fortes e nos requisitos básicos de sua escolha de carreira, evitando pontos sem interesse ou ‘fracos’;

  • maior esclarecimento sobre a movimentação de carreira.

Como fica o aconselhamento de carreira no futuro?

O ambiente organizacional está mudando e, apesar de essas práticas de aconselhamento ainda serem muito utilizadas, as abordagens passadas precisam ser deixadas de lado para adoção de uma nova perspectiva. A ideia é que tais práticas passem a levar em consideração as necessidades futuras, decorrentes de cenários e conjunturas disruptivas.

Se antes o aconselhamento de carreira focava nos pontos fracos e nas competências necessárias para suprimi-los, hoje a ideia é inserir um olhar sobre o futuro, deixando a gestão por competências tradicionais de lado.

Só para ter uma ideia, os profissionais identificados como de alto potencial, por exemplo, nos últimos cinco anos apresentaram resultados como 50% de saída ou demissão. O alto número mostra que o processo de gestão por competências está defasado quando se almeja identificar o desempenho futuro ou mesmo reter um talento.

Logo, o coaching e o counseling precisam mudar seu foco. O primeiro passo é não oferecer soluções prontas, mas sim questionamentos que estimulem o profissional a entender o seu papel no futuro organizacional. Além disso, é preciso constantemente estabelecer objetivos mensuráveis e facilitar a progressão, contribuindo para resultados mais satisfatórios.

As organizações 4.0 estão buscando abordagens reflexivas de aspectos comportamentais, interpessoais e do próprio desenvolvimento dos profissionais. As mudanças internas e externas demandam dos executivos a capacidade de adequação e leitura hábil e rápida do contexto. As dificuldades deles de se desenvolverem com agilidade e devida complexidade exige a busca de ações complementares à formação tradicional, surgindo o aconselhamento e a orientação.

Logo, o aconselhamento de carreira deve partir da consciência e compreensão estratégica da organização. Feito isso, parte-se para uma análise de prontidão e potencial, que é a medição da capacidade que um colaborador tem de continuar oferecendo bons resultados à organização, seja na posição atual quanto futuras.

Quando tal análise é comandada pelo conselheiro ou coach, as chances de preparar o profissional para enxergar o futuro, buscando conhecimento constante, são muito maiores. No passado, a concentração era nas competências que garantiam alta entrega em uma condição de estabilidade por muitos anos.

Atualmente e no futuro a abordagem muda de figura, sendo mais importante a habilidade para desenvolver quaisquer que sejam as competências necessárias diante do futuro desconhecido e em constante mudança.

Tal questão pode parecer complexa, a princípio. Afinal, até o momento, o aconselhamento de carreira esteve voltado especialmente às questões de competências técnicas e comportamentais. Mudar para os atributos, especialmente com foco na prontidão e no potencial, não é algo que acontecerá da noite para o dia dentro da organização.

Portanto, é mais do que necessário buscar no processo de executive coaching ou mesmo career counseling, profissionais que estão à frente desses pensamentos, verdadeiros estudiosos da transformação do mercado. Ao segui-los, uma organização não só se mantém atualizada sobre a mudança, mas consegue alinhar a contratação de conselheiros e coaches mais preparados para adoção e aplicação das práticas de carreira do seu time.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e conheça os serviços da Formare Associados!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply