Desenvolvimento profissional

Mercado de consultoria: entenda como sair na frente da concorrência

15/04/2019

O mercado de consultoria foi marcado por uma disrupção nos últimos anos. Para se ter uma ideia, é preciso entender que, hoje, o capital intangível das organizações, que é constituído pelos profissionais, é a maior vantagem competitiva de um negócio.

Diante desse fato, as metodologias tradicionais de consultoria de RH já não funcionam como antes, o que faz com que os gestores precisem procurar opções mais adequadas ao contexto atual em perspectiva do futuro. Neste artigo, você entenderá melhor sobre o assunto e verá como sair na frente da concorrência!

As novas metodologias de RH

A prática de gestão de recursos humanos tem passado por evoluções em ciclos cada vez menores – 1900 a 1950; 1960 a 1990; 2000 a 2010. Ela saiu da mera gestão de funções, passou pela gestão comportamental, até chegar a gestão por competência em períodos que a predição do futuro era possível, haja vista ciclos longos de mudança.

Não obstante, observamos que o contexto muda de maneira tão abrupta e distinta que o desafio é identificar aos atributos pessoais que asseguram o desenvolvimento de quaisquer que sejam as competências necessárias em um futuro desconhecido e em transformação.

Desse modo, influenciando e impactando os planos e a própria definição operacional de sucessão. Ou seja, a sucessão tem como requisito os desafios enfrentados pelos profissionais para se preparar a posições hoje inexistentes, com uma movimentação possível não só ascendente, mas também lateral e descendente. 

As novas metodologias estão centradas na maior autonomia, desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Além disso, elas se preocupam mais com atributos do que com competências. Afinal, em um ambiente volátil como o atual, ganha a organização que analisa a prontidão de um colaborador para lidar com desafios futuros. 

Outro aspecto é a que a educação formal já não dá conta das transformações da sociedade e das necessidades organizacionais. O que explica a crescente demanda para as práticas diáticas, que envolvem relações de desenvolvimento como  mentoring, coaching executivo, tutoria, career counseling e consulting.

As desvantagens das metodologias antigas 

É importante ter em mente que implementar metodologias tradicionais das últimas décadas pode tornar o trabalho do consultor ineficiente. A seguir, você conhecerá alguns pontos para ficar atento!

Falta de pensamento estratégico 

O mercado de consultoria não aceita metodologias que se demonstram ultrapassadas ao não entregar o que necessário. O consultor que ainda as adota está no caminho para um pensamento engessado, pouco estratégico. Ou seja, o trabalho fica todo voltado a competências e não à continuidade de adaptações pelas quais as pessoas da organização precisarão passar. 

Isso significa que, em vez de se preparar para ambientes desafiadores, o foco da consultoria ficará em desenvolver habilidades que, de maneira mais frequente, se tornarão obsoletas. Basta lembrar do que se exigia de um gerente há 10 anos e o desafio dos líderes hoje.

Carência do foco no autodesenvolvimento 

O autodesenvolvimento tem como base o próprio profissional na gestão de conhecimento, tempo e conteúdo. Cabe a ele se autoconhecer de tal maneira que consiga identificar seus pontos fortes e fracos, trabalhando para atenuá-los, e levando em consideração o espaço em que está inserido, que passa por constante evolução.

A consultoria que tem a base em uma metodologia em defasagem deixa de lado um pressuposto importante do autodesenvolvimento que é a iniciativa e disposição que une tanto o profissional quanto o pessoal, como parte de uma responsabilidade compartilhada por colaboradores e organização.

Assim, há prejuízos às relações de trabalho, visto que nem todos estarão alinhados às propostas corporativas ou não são preparados para enfrentá-las. 

O aperfeiçoamento do trabalho de consultoria 

O trabalho do consultor moderno deve atentar a uma questão importante: a análise quantitativa e qualitativa. Além de avaliar as metodologias utilizadas no que diz respeito a grupos específicos, os dados podem ser comparados aos resultados da organização. 

Por sua vez, a avaliação qualitativa foca em motivações, engajamento, comportamentos e necessidades do público-alvo da organização, nesse caso, os seus próprios colaboradores. Portanto, é essencial que haja a união de ambas as análises.

Outra questão importante a ser trabalhada pelo consultor de RH estratégico é o benchmarking com profissionais da área. A troca servirá como base para a criação de ações mais eficientes e adequadas de exposição ao mercado, além de oferecer uma visão macro sobre o segmento de gestão de pessoas, liderança, carreira e sucessão, e suas necessidades. 

Por último, mas não menos importante, o foco da abordagem também precisa se modernizar. Projetar resultados futuros a partir de desempenhos passados é um erro, afinal, a única certeza é que o futuro será distinto e disruptivo. Portanto, cabe ao consultor se preparar para agregar alto valor aos seus clientes. 

O consultor deve estar preparado para oferecer à organização ou ao profissional que o contrata um serviço que foca no autoconhecimento das suas potencialidades, a fim de melhorá-las, mas também prepará-lo para o enfrentamento de desafios futuros. Mais do que avaliar o desempenho passado faz-se necessário verificar se o desempenho se deve ao profissional ter se beneficiado do contexto que exigiu o que o avaliado tinha de melhor naquelas circunstâncias.

Diferente do profissional que ao ler o cenário antecipou-se no desenvolvimento do seria necessário para um desempenho diferenciado. Enquanto o primeiro enfrentará dificuldades com a mudança das circunstâncias o segundo traz a garantia de antecipar-se e preparar-se, assegurando desempenho futuro.

O mercado de consultoria é promissor e a metodologia que mais se aproxima das necessidades atuais de mercado é a combinação entre a mensuração de dados e a análise de contexto, observando atributos pessoais que trazem maior probabilidade de avaliar com precisão a prontidão e o potencial.

Se você quer saber mais sobre o assunto ou deseja se preparar para atuar no mercado, entre em contato conosco!

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