Desenvolvimento profissional

O que é o IAPP e como ele ajuda na gestão estratégica de RH?

14/10/2019

As pessoas que formam um time são o verdadeiro ativo de uma organização, os elementos-chave que movimentam um negócio e têm poder de fazer a diferença em um mercado tão competitivo e em constante transformação. Nesse sentido, uma gestão estratégica de RH, baseada em métricas e análises confiáveis, deve ser uma prioridade para que a instituição se posicione de forma consistente e cresça. 

Contudo, é sabido que a gestão objetiva nos temas de recursos humanos é um grande desafio. Diante disso, o método IAPP se apresenta com um conjunto de ferramentas efetiva que pode contribuir para que o gerenciamento do RH seja verdadeiramente estratégico para o negócio. Interessado em saber mais sobre o tema? Continue a leitura deste artigo! 

O que é a gestão estratégica de RH?

A gestão estratégica de RH se caracteriza por ser um trabalho de planejamento e alinhamento que visa garantir que os profissionais atuem de acordo com o propósito, os objetivos e as metas da organização. Dessa maneira, o time mantém o foco e a disposição para alto desempenho e produtividade, assegurando que resultados sejam alcançados e para promover a expansão do negócio.

Sendo assim, essencialmente, quando o RH investe em ferramentas e adota essa postura estratégica, é capaz de criar um elo entre a instituição e seus times para assegurar que todos caminhem na mesma direção. 

Como o IAPP funciona?

IAPP é uma sigla que significa Instrumentos de Assessment de Prontidão e Potencial. Trata-se de uma metodologia que reúne diversos instrumentos, recursos e técnicas para avaliar e apontar o nível de prontidão de um profissional na organização — levando em conta seu momento atual e futuro — bem como seu potencial para assumir tarefas ou posições mais complexas.

Os participantes são envolvidos em uma série de interações e dinâmicas como RolePlay, discussão de casos reais, busca de consenso e entrevistas, que criam oportunidades para que as análises e observações dessas pessoas sejam mais completas e consolidadas. 

Quais as suas 5 principais aplicações? 

O IAPP apresenta uma abordagem inovadora que contribui muito para uma gestão estratégica de RH, colaborando para que a organização consiga potencializar seus resultados e otimizar sua imagem no mercado. Entre suas aplicações, destacamos: 

  1. análise de prontidão e risco de perda de profissionais: neste ponto, são avaliados o grau de engajamento dos profissionais e as chances que eles apresentam de, eventualmente, deixar o negócio; 

  2. mapeamento de prontidão e potencial de times, considerando como prontidão a capacidade de absorver a incorporação de complexidade na função nos próximos dois anos e, potencial, de duas a três posições em um período de até 5 anos;

  3. informações aos gestores sobre o momento, potencial, limitações e oportunidades para cada membro do time: para que um gestor tenha uma visão completa das competências, agilidades e atributos de cada profissional em sua performance atual — não em relação aos feitos do passado — e perspectivas para o futuro;

  4. elaboração de planos de desenvolvimento individualizados em perspectiva dos desafios futuros: uma vez que as análises são realizadas, cada membro do time tem um plano customizado para que possa maximizar suas capacidades e elevar seu desempenho; 

  5. identificação e indicação de potenciais sucessores: o IAPP auxilia o RH a selecionar e apontar talentos dentro e fora da organização, tanto para criar um pool de contatos como para definir quem será gratificado com uma promoção.

Para se destacar no mercado, organizações atualmente precisam apostar em um modelo de gestão estratégica de RH para integrar e alinhar times, podendo, assim, atingir a alta performance

Você gostou de entender como funciona o IAPP e como ele ajuda organizações a desenvolver melhor seus times? Se sim, entre em contato conosco e conheça a Formare. Somos especialistas no método e podemos ajudá-lo neste processo de tornar seu RH mais eficiente e estratégico! 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply