Liderança

Recrutamento interno vs Recrutamento externo: como utilizá-los?

13/08/2018

Para que uma organização tenha sucesso, os colaboradores precisam ser capazes de realizar suas atribuições com excelência, independentemente dos desafios que surgirem. Contudo, para que isso aconteça, é necessário ter bons processos de seleção e utilizar de forma oportuna o recrutamento interno e externo.

Cada um desses modelos têm características diferentes e é essencial entendê-las para conseguir contratar perfis adequados e formar times de alta performance.

Pensando nisso, explicaremos neste artigo o que é e como funciona cada uma dessas formas de recrutamento, bem como suas vantagens e desvantagens. Continue a leitura!

Recrutamento interno

O recrutamento interno consiste em aproveitar os talentos que já estão inseridos na organização, realizando remanejamentos para preencher as posições disponíveis. A sua realização deve ser feita quando existem profissionais com perfis apropriados dentro do time para ocupar as oportunidades existentes.

A Seleção é por meio de abertura de concorrência, na qual a posição disponível é anunciada e os colaboradores indicam o interesse, ou pela análise de perfis e oferta direta da vaga para um funcionário.

No entanto, para que o processo de recrutamento interno proporcione benefícios para o time, ele precisa ser conduzido de modo estratégico e transparente. Quando os procedimentos não são realizados com eficiência, podem gerar diversos problemas, como a frustração e desmotivação dos colaboradores.

A seguir, apresentaremos as vantagens e desvantagens do recrutamento interno. Confira!

Vantagens

Motivação para o colaborador

Quando essa forma de recrutamento faz parte da cultura organizacional, os colaboradores sentem-se estimulados a realizar as suas atividades com excelência para conquistar crescimento profissional.

Redução de custos

A seleção interna tem custos reduzidos, pois não é necessário realizar investimentos na atração de candidatos e processo de admissão, por exemplo.

Fácil adaptação

O funcionário já está inserido no time e não precisa passar pelo período de experiência, o que facilita a adaptação e evita incompatibilidades com a cultura organizacional.

Desvantagens

Carreirismo

Muitos colaboradores podem acreditar que essa forma de recrutamento proporcionará uma progressão acelerada dentro da organização, resultando em condutas prejudiciais para o ambiente de trabalho.

Defasagem na renovação de ideias

A falta de contratações que tragam experiências externas pode prejudicar a inovação, afetando a competitividade da organização no mercado em que atua.

Recrutamento externo

No recrutamento externo, são buscados no mercado de trabalho profissionais que tenham as qualificações para realizar as atribuições da posição disponível. Nesse processo, a atração dos candidatos pode ser feita de diversas formas, como por meio de anúncios, indicações ou plataformas especializadas.

Entretanto, para que esse formato de seleção seja bem-sucedido, precisa ter procedimentos definidos e alinhados com os objetivos da organização. Dessa forma, é evitada a contratação de perfis inadequados.

A seguir, apresentaremos as vantagens e desvantagens do recrutamento externo. Acompanhe!

Vantagens

Renovação do time

Os colaboradores que ingressam trazem novas experiências e pontos de vista para o time, proporcionando, por exemplo, a identificação de falhas nos processos.

Diversidade

O recrutamento externo cria um ambiente propício para a contratação de perfis diversificados que enriqueçam o time e melhorem o ambiente de trabalho.

Vantagem Competitiva

Os funcionários com as melhores vivências e qualificações podem ser trazidos para o time, podendo proporcionar vantagem competitiva para a organização.

Desvantagens

Processo trabalhoso

É um processo com várias etapas, o que o torna demorado. Além disso, é necessário aplicar mais recursos, como tempo e dinheiro.

Maior risco

O recrutamento externo tem maior risco de ser ineficiente, pois os colaboradores selecionados podem ter um desempenho inferior ao esperado ou não conseguirem se adaptar a cultura da organização.

Os dois modelos de recrutamento proporcionam benefícios para o time. A escolha do qual é o mais apropriado depende de diversos fatores, como as atribuições da posição disponível e os objetivos da organização. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa para escolher o processo que poderá trazer os melhores resultados.

Gostou de saber como utilizar o recrutamento interno e o recrutamento externo? Quer ter acesso a mais informações relevantes? Siga as nossas redes sociais e fique informado sobre todos os nossos conteúdos!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply