Desenvolvimento profissional

Entenda a importância do networking para alavancar sua carreira!

27/01/2020

O mercado de trabalho atual é cada vez mais dinâmico, com troca constante de informações e dados. Isso significa que o desempenho de um profissional é cada vez mais determinado por três importantes variáveis, competências, agilidades, ou como preferimos, atributos.

(i) Network – rede de contatos e relacionamento em círculos crescentes, dentro e fora das áreas de atuação;

(ii) Project Management – gestão por projetos, iniciando, desenvolvendo e entregando resultados de crescente valor agregado;

(iii) Agency – agenciamento, estabelecimento de relações, interlocuções e ações que através da negociação e articulação possibitam aceleração de ganhos da organização.

Em relação ao network, um dos aspectos que mais tem chamado à atenção e acelerado o indicador de empregabilidade, refere-se pela sua capacidade de criar e cultivar contatos. Ou seja, a importância do networking (ação que viabiliza o network) é cada vez maior para quem deseja alcançar grandes objetivos em sua carreira.

Para aqueles que não estão familiarizados, o networking é o processo de aquisição e nutrição de uma rede de contatos. Por meio dela, você pode encontrar auxílio em diferentes momentos e abrir portas para novos espaços em diversas áreas.

Vale a pena destacar que “networking” e “network” não são exatamente a mesma coisa. O termo “network” é o substantivo que se refere à rede em si. Sua lista de contatos, seus parceiros etc. Já o “networking” é o verbo, o trabalho de buscar novos contatos e manter contatos antigos ativos.

Desenvolver essas habilidades faz uma grande diferença no desenvolvimento de qualquer carreira. Veja a seguir os principais tópicos que esclarecem a importância do networking para sua vida profissional.

Conseguir mais aliados no mercado

Mesmo que você seja altamente competente em sua área de atuação, dificilmente conseguirá atingir seus objetivos apostando todas suas fichas em si mesmo. Não é errado ser confiante, mas no contexto de Revolução 4.0 e VICA você precisará contar com distintas experiências, competências, conhecimentos para alcançar metas mais elevadas. Nesse ponto, ter uma rede de contatos e parcerias faz toda a diferença.

Desenvolver uma reputação positiva

Se você faz um bom trabalho de networking, é bastante provável que mais pessoas no mercado conheçam seu nome e estejam cientes de sua capacidade. Isso melhora consideravelmente a sua reputação como profissional, contribuindo para que você crie novos contatos e se destaque de seus concorrentes.

Alcançar uma identidade profissional mais consistente

Outra importância do networking para todo profissional está na construção de sua identidade. À medida que você se apresenta para mais pessoas, também está desenvolvendo uma personalidade reconhecível a qual pode ser usada para conquistar certos espaços no mercado. O importante é apresentar a mesma imagem, ou, pelo menos, imagens próximas o bastante para serem associadas à mesma pessoa, contemplando o máximo de seus contatos nos diferentes canais e meios de comunicação. 

Encontrar oportunidades de crescimento primeiro

Em muitos casos, o que faz a diferença na hora de aproveitar uma oportunidade de mercado é encontrá-la antes dos demais candidatos. Isso dá uma grande vantagem sobre os concorrentes, podendo aproveitar melhor o tempo para se preparar ou fechando negócio com antecedência. Se você tem uma boa rede de contatos, é provável que esteja melhor informado sobre essas oportunidades, antecipando-se em relação aos outros profissionais e contando com melhores recomendações.

Reaquecer seus contatos

Você provavelmente tem alguns contatos que já estão “frios”, ou seja, que não dialoga com eles há muito tempo. Essas pessoas dificilmente vão aceitar um pedido ou estar dispostas a ajudar espontaneamente. O trabalho de networking também busca reaquecer esses contatos, aumentando suas chances de conseguir aproveitá-los adequadamente.

Agora que você entende melhor a importância do networking para alavancar sua carreira, é hora de começar a usá-lo no dia a dia. Pode não parecer tão importante agora, mas isso vai ajudar a aproveitar melhor suas habilidades no futuro.

Quer continuar aprendendo sobre networking e outras habilidades importantes para sua carreira? Então siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber nossas novidades em primeira mão.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply