Desenvolvimento profissional

Saiba como melhorar o engajamento de uma equipe com 5 dicas

10/07/2018

Alguns aspectos corporativos funcionam como verdadeiros pilares, estruturando o desenvolvimento de uma empresa. O engajamento da equipe é um desses tópicos mais importantes, pois traz valores essenciais para o bom andamento dos projetos.

Investir no engajamento da equipe significa poder contar com funcionários e colaboradores dispostos a enfrentar todos os riscos e dar o melhor de si no desempenho de cada tarefa. Como resultado, isso melhora a qualidade do serviço e dos produtos desenvolvidos pela organização.

Confira agora cinco dicas de como desenvolver e aprimorar o engajamento da equipe de forma eficiente!

1. Aplique conhecimento sobre seu próprio negócio

Uma trajetória de comprometimento é construída a partir da transparência de valores. Além deles, também é importante comunicar as bases de competência e as áreas que são contempladas pelo trabalho da empresa.

Passar esse conhecimento para seus colaboradores é o passo inicial. Um bom gestor pode se utilizar desde discussões quanto do conhecimento colaboradores mais experientes, até apostilas e ebooks.

2. Procure profissionais que tenham o perfil da organização

Escolher colaboradores que tenham uma identificação com a organização aumenta muito as chances de engajamento da equipe. Em alguns casos, algumas pessoas não se adequam simplesmente por procurarem outro perfil corporativo. Infelizmente, esse tipo de profissional pode interferir negativamente na coesão da equipe.

A organização deve estimular desafios no limite do potencial de cada profissional, ampliando-o constantemente para evolução de ambos. Colaboradores mais motivamos são consequentemente mais engajados na realização desses desafios.

3. Compartilhe as necessidades com clareza

Além do perfil e das bases da organização, a equipe precisa também ter ciência dos objetivos do negócio em cada etapa dos processos. É importante que eles tenham pleno domínio das necessidades e do propósito ao longo de cada estágio.

Compartilhar essas informações aumentam as chances de realizar um trabalho com excelência, além de poder contar com o empenho dos profissionais na resolução de problemas que venham a comprometer o avanço dos projetos.

4. Desenvolva metas desafiadoras constantemente

Já foi dito como os desafios são importantes para o engajamento da equipe. No entanto, os objetivos a longo prazo tendem a se tornar abstratos caso não haja um acompanhamento próximo entre equipe e gestores

Para evitar esse risco, mantenha uma coordenação constante de desafios, que se possam adequar a rotina de trabalho e proporcionar o desenvolvimento diário dos profissionais. Quanto mais o crescimento for estimulado, maior será a entrega das pessoas.

5. Mantenha uma frequência de feedbacks e feedfowards

Assim como é fundamental estruturar diretrizes da equipe, retornar as informações sobre desenvolvimento e metas alcançadas faz com que todos participem dos processos de transformação de modo positivo e proativo.

Cuide da frequência dos feedbacks em perspectiva propositiva, de futuro, que podem ser alternados entre reuniões pessoais e relatórios escritos. Quanto mais retorno os profissionais receberem sobre seus desempenhos, maior será o conhecimento e a vontade de melhorá-los.

Um bom ambiente de trabalho e a valorização de cada profissional são essenciais para o engajamento da equipe. Essa integração, por sua vez, pode trazer diversas vantagens competitivas a uma organização. Não deixe de cuidar de cada detalhe do espaço corporativo, oferecendo a todos os profissionais a chance de mostrar aquilo que eles têm de melhor!

Gostou do nosso artigo? Aproveite, então, para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply